Lição moral bastante atual

Lição moral bastante atual

Mensagem Dele Para 2024 Em Diante

Faça a diferença.

Missão

Nossa missão: Dar vazão às mentes e às vozes que querem questionar e repensar o Brasil de uma maneira distinta, objetiva e imparcial.
O Profeta diz a todos: "eu vos trago a verdade", enquanto o poeta, mais humildemente, se limita a dizer a cada um: "eu te trago a minha verdade."

Mario Quintana

Previna-se

#vaidarcerto

#vaidarcerto
Já está dando certo.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.

A Pandemia pode ter passado, mas, onde você estiver, não se esqueça de mim.
Eu também não me esquecerei de você, haja o que houver.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.

Falando em Pandemia, ela se foi, mas o Coronavírus continua entre nós, fazendo vítimas.
Por isso, continuemos nos cuidando.

Doctoralia - Publicidade médica

Tony Harrison Oliveira Nascimento - Doctoralia.com.br

Onde estamos?

Wikipedia

Resultados da pesquisa

Translate us (traduza-nos)

Pesquisar neste blog

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Pensamentos dadaístas 6

                       
                            Na semana passada, aconteceram alguns eventos interessantes e pouco relacionados entre si, mas que eu gostaria de aproveitar e compartilhá-los aqui. Pois bem, estava eu a inspecionar um prontuário de um paciente, em parceria com um amigo da residência, quando me deparei com uma relíquia médica: um resultado de uma abreugrafia.

                            Mas você não sabe o que é uma abreugrafia? Deixe-me explicar: é uma espécie de radiografia da caixa torácica impressa em uma chapa reduzida de cerca de 70mm e feita de material fluorescente. Por isso o exame também era chamado fluorografia. Qual era a vantagem desse exame de imagem em relação à radiografia convencional para o diagnóstico da tuberculose pulmonar e de outras doenças pulmonares? Não sei dizer. Nenhuma, talvez. A chapa também era pequenininha, parecida com as telas dos primeiros aparelhos de TV, que, como diria o filósofo, eram uns medonhos. Deve ter sido por isso que esse exame caiu em desuso. Ele exigia o emprego de doses de radiação maiores que as da radiografia comum. A despeito disso, ele foi amplamente usado como exame de rastreio populacional e como exame de admissão empregatício.

                            Atualmente, existem outros meios de fazer o diagnóstico de TB pulmonar, seja pela história clínica de sinais e sintomas com pelos menos três semanas de evolução, tais como febre predominante crepuscular, ou seja, no fim da tarde, e tosse produtiva ou cheia, ou pelos exames de tuberculina subcutânea injetável e de baciloscopia em escarro. Felizmente, existe tratamento para essa moléstia, mas que exige paciência e persistência do paciente. O tratamento é feito pela tomada intensiva e diária de antibióticos, por um período de, no mínimo 6 meses.

                            A abreugrafia levava esse nome porque foi uma técnica inventada pelo médico brasileiro Manoel de Abreu. Um dia desses, estava eu a ler sobre sua história e vi que, por ironia do destino, ele faleceu por causa de um câncer de pulmão, há exatos cinquenta anos. Ele deixou sua marca na história da medicina não apenas pelo exame que leva seu nome, mas também porque foi um exímio pesquisador de outros tipos de exames de imagem.
                           
                            Não sou agente de trânsito, mas acho interessante compartilhar aqui alguns exemplos de egoísmo no trânsito que vejo por aqui e que prejudicam muita gente, só para ir mostrando a você que, no Brasil, temos a reputação de povo acolhedor e solidário. A verdade é que cada um só pensa no seu. Acho que eu já tinha comentado algo sobre isso, mas depois eu continuar conversando sobre esse assunto. Observe na foto ao lado que o caminhão encontra dificuldades em fazer a conversão para a direita, por conta de uns carros estacionados nas esquinas. Eu entendo que a dificuldade para estacionar nos arredores do meu hospital é grande, mas, por favor, cadê o bom senso???


                           Semana passada, consegui encher o tanque pagando R$ 2,50 pelo litro de gasolina comum. Não esperava que fosse encontrar gasolina desse valor. Depois eu soube que há postos fazendo preços bem inferiores ao que eu paguei. Essa queda vertiginosa nos preços dos combustíveis me surpreendeu. Deus queira que continue assim, pelo menos até julho, quando junta essa liquidação de gasolina com a famosa e tradicional "Loucura de julho", uma liquidação anual de vestuário, promovida pela loja "A Esmeralda", no centro de Fortaleza, há mais de vinte anos. "O gerente endoidou e o preço baixou", esse é o bordão mais famoso da publicidade cearense.


                          Há algumas postagens, comentei sobre a reestatização forçada de uma empresa petroleira na Argentina que havia sido comprada por uma empresa espanhola, a Repsol. Pois bem, para minha surpresa, veja na foto ao lado com o que me deparei no parabrisas do meu carro. Daí você tira que nós brasileiros também poderemos ser afetados por aquela atitude argentina, grosso modo, pois tanto a Repsol atua também no Brasil como a Petrobras também atua na Argentina. O sangue jorrado dessa guerra entre eles pode acabar respingando em nós.
                       
                              Para finalizar, uma das coisas que mais me revoltou ultimamente, e que deve ter revoltado você também, foi ver que criminosos já estão chegando a levar seus filhos pequenos para participar das ações criminosas. Certamente,com os objetivos de despistar os policiais, em caso de abordagem, e de formar futuros comparsas e sucessores.

                              Por isso que o crime não se acaba. A maioria dos bandidos de hoje certamente não mais estará na ativa, daqui à uns dez anos, mas não faltará quem os substitua, com qualidade cada vez pior, para a sociedade. Quem estiver corrompendo a infância e a juventude precisa ser banido da sociedade ou até mesmo da face da terra, se necessário for. E ainda há quem diga que uns crápulas daqueles são capazes de amar seus filhos mais do que qualquer pai de família honesto e trabalhador ama os seus. Como dizem os cariocas, fala sério!!!



*****




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Parciais apurados em impostos - Fortaleza e Brasil